A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Cittamobi, aplicativo gratuito com informações dos transportes públicos, firmaram uma parceria estratégica para a Virada Cultural 2025, que acontece nos dias 24 e 25 de maio.
Com o tema “20 anos em 24 horas”, a edição comemorativa do evento vai oferecer uma estrutura especial de transporte e informações de deslocamento para garantir que o público possa aproveitar com facilidade e segurança a intensa programação cultural distribuída por toda a cidade.
A colaboração tem como principal objetivo facilitar o deslocamento do público usando o transporte público, promovendo o acesso democrático à cultura. O Cittamobi será o principal aliado da mobilidade urbana durante a Virada, oferecendo uma experiência digital aprimorada para quem deseja planejar seus trajetos com mais eficiência.
Entre as funcionalidades de destaque para o evento, o aplicativo terá pins dedicados no mapa com a localização dos principais palcos da Virada Cultural, permitindo que os usuários visualizem os locais das apresentações com facilidade e integrem essas informações ao planejamento de suas rotas. Isso garante uma navegação mais prática para quem pretende se deslocar de forma rápida e inteligente entre os palcos espalhados por São Paulo.
Além disso, o app oferece dados em tempo real sobre horários dos transportes públicos, sugestões de rotas otimizadas, aviso de chegada ao destino e recarga do Bilhete Único diretamente pelo app ou via WhatsApp pelo número (11) 3079-0900.
Para Emanuele Cassimiro, diretora de Produtos do Cittamobi, a parceria reforça o papel do aplicativo como uma solução integrada e acessível de mobilidade urbana: “A Virada Cultural é um dos maiores eventos da cidade, e nosso objetivo é garantir que todos possam vivê-la da melhor maneira possível. Com os pins dos palcos no mapa e a integração com o transporte público, oferecemos uma ferramenta completa para que as pessoas circulem com autonomia, segurança e praticidade.”
Mobilidade urbana reforçada para milhões de pessoas
Com a expectativa de atrair milhões de visitantes, haverá um esquema especial de transporte público para os dias da Virada. O metrô e a CPTM, empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, terão mudanças na operação com funcionamento estendido na madrugada de sábado (24) para domingo (25). Das 0h às 4h, estações centrais como Anhangabaú, República, Sé e São Bento (Linhas 1-Azul e 3-Vermelha), e a Vila Sônia (Linha 4-Amarela), estarão abertas para embarque e desembarque. As demais estações funcionarão exclusivamente para desembarque nesse período.
No sistema de ônibus, a cidade contará com uma frota reforçada no domingo, com 25% a mais de veículos, totalizando 6.111 ônibus em operação em 1.126 linhas. No sábado, circulará a frota habitual de 6.837 ônibus. Durante todo o evento, 150 linhas noturnas estarão em funcionamento contínuo para atender à demanda em diferentes regiões da cidade, e todas essas informações você consegue ter acesso no app Cittamobi, com atualizações das informações em tempo real.
Domingo com ônibus gratuito
Como parte das iniciativas para estimular o uso do transporte público e ampliar o acesso à programação cultural, a Prefeitura de São Paulo anunciou gratuidade nas linhas de ônibus municipais no domingo, 25 de maio, das 00h às 23h59. A medida deve beneficiar principalmente quem circula entre bairros distantes do centro ou entre diferentes regiões da capital. No sábado, permanecem os valores normais: R$ 5,20 para transporte sobre trilhos e R$ 5,00 para os ônibus.
Cultura em toda a cidade
A Virada Cultural 2025 vai contar com mais de mil apresentações artísticas, espalhadas por todas as zonas da cidade. Os palcos principais estarão localizados em praças emblemáticas do centro, como Anhangabaú, República, Sé, Arouche e Patriarca, além de centros culturais como o MASP, Japan House, Instituto Moreira Salles, Casa das Rosas, Itaú Cultural e Centro Cultural FIESP.
Entre os artistas confirmados estão nomes de destaque da música nacional como Luísa Sonza, João Gomes, Michel Teló, Djonga, MC Hariel, Maneva, Vanessa da Mata, Mumuzinho, Rincon Sapiência, Wanessa e Tom Carfi. A programação completa também contempla palcos nas zonas norte, sul, leste e oeste, reforçando a proposta de democratizar o acesso à cultura e descentralizar as atrações.
Para mais informações sobre a programação, acesse: www.viradasp.com.br. O Cittamobi está disponível, de forma gratuita, no App Store e Google Play, ou no site www.cittamobi.com.br.