SP testa novos pontos de ônibus com painel digital em tempo real; saiba endereços

Texto e foto por Guilherme Marconi — São Paulo

Um novo modelo de ponto de ônibus com um painel de LED que exibe a previsão de chegada e o itinerário em tempo real das linhas de ônibus começou a ser instalado na cidade de São Paulo.

Por enquanto, apenas 12 locais estratégicos receberam a nova tecnologia na capital, mas a ideia é expandir para 20 pontos, segundo a Secretaria Municipal de Obras.

Os passageiros divergem sobre a precisão do equipamento digital nos novos pontos de ônibus:

“Eu achei ótimo, eu achei preciso e achei mais bonito, banco mais confortável, parece um ponto mais seguro, né?”, disse Amanda Ortega

As somatórias dos minutos não batem e sempre existe um gap, uma janela do tempo que chega e do tempo que está marcado aqui”, criticou Mario Macedo.

Na Avenida Pompeia, na Zona Oeste, a passageira Rosângela Nunes elogiou a nova tecnologia, mas alertou para o risco de queda porque a instalação do mobiliário urbano formou um grande buraco na calçada que fica perto da esquina com a Rua Padre Chico.

“O design está bonito, só precisa finalizar para não haver acidente aqui. Eu acho que o painel é bem claro e é visível, não confunde a visão das pessoas mais velhas como eu”, afirmou a passageira.

Segundo a Sp Obras, os reparos na calçada serão concluídos no final de semana.

As 20 novas paradas chamadas de “New Tech”, são distribuídas em vias de grande circulação como as avenidas Sumaré, República do Líbano, Pacaembu, Hélio Pellegrino e Brigadeiro Faria Lima, em bairros nobres e com grande circulação de pessoas.

A instalação é feita pela concessionária Eletromídia, que arrecada com a publicidade, sem custo para o município. A Cittamobi, aplicativo de mobilidade urbana, será o responsável por alimentar as informações em tempo real exibidas no painel do ponto de ônibus com base em dados fornecidos pela SPTrans.

Aponte sua câmera para o QR Code e seja redirecionado para a loja de aplicativos.