Projeto-piloto da Prefeitura de São Paulo libera pagamento da passagem pelo celular em quase 300 linhas; modalidade dispensa cartão físico, mas não permite integração com metrô e trens
A Prefeitura de São Paulo iniciou testes de uma nova forma de pagamento da passagem de ônibus: via bluetooth do celular. A tecnologia já está disponível em cerca de 2,2 mil veículos que circulam em 296 linhas da capital paulista.
De acordo com a administração municipal, o passageiro não precisa mais do cartão físico do Bilhete Único, desde que esteja com o aplicativo aberto no momento do embarque. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans, em parceria com a empresa de tecnologia Primova.
Para utilizar o serviço, o usuário deve baixar o aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones. É necessário manter o bluetooth ativado e o app aberto. A validação da passagem ocorre ao aproximar o celular do equipamento instalado dentro do ônibus.
No aplicativo, é possível comprar passagens avulsas ou pacotes de viagens, diário, semanal ou mensal, com pagamento via Pix.
Ônibus identificados
Os coletivos que aceitam o pagamento por bluetooth estão identificados com um adesivo na parte externa da porta de embarque, indicando que o veículo está habilitado para a nova tecnologia.
Segundo a prefeitura, essa modalidade não garante o direito à integração entre ônibus e os sistemas de metrô e trens.
Teste em parte da frota
Atualmente, a cidade de São Paulo conta com mais de 12 mil ônibus em operação. A implementação inicial em cerca de 2,2 mil veículos, segundo a prefeitura, tem como objetivo avaliar o funcionamento do sistema, a adesão dos usuários e os impactos na operação do transporte público antes de uma possível ampliação.
A lista completa das 296 linhas que já aceitam o pagamento via bluetooth foi divulgada pela prefeitura e inclui trajetos que atendem diferentes regiões da capital.
Confira a lista completa dos ônibus contemplados
Fonte: Bacci Notícias
Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo