ENEM 2025: Cittamobi ajuda estudantes a se planejar e chegar a tempo para as provas

Aplicativo informa em tempo real o horário dos veículos, integrando ônibus, metrô, trens, VLTs e BRTs em grandes capitais e oferece recarga digital para evitar atrasos no transporte público.

Com a proximidade das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, marcado para os próximos domingos, dias 9 e 16 de novembro, a logística de deslocamento se torna um fator crítico para milhões de estudantes. O transporte público não precisa ser uma das causas de ansiedade e, com qualquer tipo de atraso, pode resultar na eliminação do candidato, impedindo o acesso ao ensino superior.

Visando reduzir esses riscos, o Cittamobi, aplicativo de mobilidade urbana presente em mais de 350 municípios de todo o Brasil, reforça a importância do planejamento integrado e oferece ferramentas essenciais para assegurar a pontualidade nos locais de prova.

A principal recomendação é que os estudantes não deixem para descobrir o trajeto apenas no dia do exame. A plataforma permite simular a rota completa com antecedência. Em cidades com múltiplos modais, como São Paulo (ônibus, trens e metrô) e Rio de Janeiro (ônibus, metrô, VLTs e BRTs), o Cittamobi integra os diferentes sistemas, ajudando o usuário a identificar as melhores conexões, as linhas adequadas, os pontos de embarque e desembarque, e o tempo médio de viagem. Esse planejamento prévio é crucial para calcular o horário ideal de saída de casa, já considerando uma margem de segurança.

No dia da prova, o Cittamobi se torna um aliado tático através do monitoramento em tempo real. Os estudantes podem acompanhar a localização exata do veículo no mapa, recebendo previsões de chegada atualizadas, o que reduz a incerteza e o tempo de espera nas paradas e estações.

Além da gestão do tempo, o aplicativo aborda outro ponto crítico: o saldo do cartão de transporte. Para otimizar da melhor forma possível o tempo disponível, o Cittamobi disponibiliza a funcionalidade de “Recarga Digital” nas seguintes cidades parceiras: Sorocaba, São Paulo, Pelotas, Salvador, Taubaté, Ribeirão Preto, Guarulhos, Maceió, Diadema, Recife e Cuiabá. 

O serviço permite que o estudante adquira créditos de passagem diretamente pelo smartphone, garantindo o embarque rápido e sem contratempos. O objetivo é fornecer a tecnologia necessária para que o estudante se preocupe apenas com a prova.

Aponte sua câmera para o QR Code e seja redirecionado para a loja de aplicativos.