Cittamobi e Secretaria da Pessoa com Deficiência de SP gravam podcast sobre tecnologia e transporte público

Episódio do ‘Bora Incluir’ com Luiz Porto, desenvolvedor do Cittamobi Acessibilidade, aborda o uso do aplicativo pela população com deficiência visual no Brasil.

O Cittamobi Acessibilidade foi o tema principal do podcast “Bora Incluir”, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, onde a pauta foi exatamente sobre a acessibilidade no transporte público e como a tecnologia está disponível para ajudar as pessoas a ter mais liberdade no dia a dia 

O convidado do episódio foi Luiz Porto, engenheiro de software e desenvolvedor do aplicativo Cittamobi Acessibilidade. A conversa abordou a aplicação da tecnologia como ferramenta para a população com deficiência. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, o Brasil tem 12,7 milhões de pessoas com grande dificuldade para enxergar ou que não conseguem ver de modo algum.

Durante o podcast, foi discutido como o aplicativo Cittamobi Acessibilidade pode ser utilizado por este público. A ferramenta informa a localização do transporte público em tempo real por meio de recursos de áudio e é compatível com leitores de tela. A função permite ao usuário identificar a aproximação e a chegada do ônibus no ponto de parada sem a necessidade de auxílio visual, além de outras ferramentas implementadas a partir da própria vivência de Luiz Porto, que teve a perda total da visão aos 20 anos de idade. 

O uso da tecnologia foi apresentado como um recurso para ampliar a autonomia de pessoas com deficiência visual em deslocamentos cotidianos, incluindo trajetos para o trabalho, consultas médicas ou atividades de lazer.

Minha participação no ‘Bora Incluir’ foi uma oportunidade de apresentar as funcionalidades do Cittamobi Acessibilidade. O aplicativo foi desenvolvido para converter os dados de GPS dos ônibus em informações sonoras. O objetivo é que o usuário com deficiência visual possa receber, de forma autônoma, os dados sobre a localização do seu transporte. A colaboração com a SMPED permite que a descrição desta tecnologia chegue a mais pessoas“, declarou Luiz Porto.

Importante ressaltar que o aplicativo Cittamobi Acessibilidade está disponível em mais de 350 municípios do Brasil, gratuitamente, e o download pode ser feito nas lojas de iOS e Android.

Assista a seguir a participação de Luiz Porto no podcast “Bora Inlcuir”, falando sobre Acessibilidade no Transporte.

 

Sobre o Cittamobi

Cittamobi é um aplicativo de mobilidade urbana que fornece informações sobre o transporte público em mais de 300 cidades brasileiras. A plataforma apresenta dados de horários e rotas de ônibus em tempo real. A versão Acessibilidade possui funcionalidades desenvolvidas para pessoas com deficiência visual.

Sobre a SMPED

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) é o órgão da Prefeitura de São Paulo responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para a pessoa com deficiência, atuando para a garantia de direitos e acessibilidade.

Fontes:

  • Censo Demográfico 2022: Pessoas com Deficiência, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Aponte sua câmera para o QR Code e seja redirecionado para a loja de aplicativos.