Por Rádio Catedral
O Carnaval 2026 já começou em Juiz de Fora, e a Prefeitura preparou um esquema especial de trânsito e transporte coletivo para garantir a segurança dos foliões e a fluidez nas vias da cidade.
A Secretaria de Mobilidade Urbana vai adotar itinerários alternativos para os ônibus durante os dias de festa. Mais de 150 linhas terão desvios temporários, principalmente na região central, onde acontecem os principais blocos.
Para manter a população bem informada, a Prefeitura vai utilizar tecnologia em tempo real. Painéis de mensagens viárias estarão espalhados pela cidade, indicando interdições e rotas alternativas. Além disso, aplicativos como Waze e Cittamobi vão emitir alertas sobre mudanças no trânsito e no transporte coletivo.
Agentes de transporte e trânsito estarão nas ruas com efetivo reforçado, organizando desvios, orientando motoristas e acompanhando a situação por meio das câmeras da Central de Monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana.
As interdições começam já neste sábado, dia 31, com blocos em várias regiões da cidade. No Centro, dois circuitos principais concentram os desfiles: o Circuito Júlio Guedes, na Avenida Francisco Bernardino, e o Circuito Zé Kodak, que passa pelo Parque Halfeld, Rua Halfeld e Praça da Estação.
Durante os eventos no Circuito Júlio Guedes, a Avenida Francisco Bernardino ficará totalmente interditada, inclusive nos acessos. A orientação é que os motoristas utilizem rotas alternativas, como as avenidas Brasil e Barão do Rio Branco. Pontos de ônibus da via também serão transferidos temporariamente.
Já no Circuito Zé Kodak, o trânsito será interrompido apenas durante a passagem dos blocos nos cruzamentos. Não haverá desvios nas linhas de ônibus desse circuito, mas algumas vias, como a parte baixa da Rua Halfeld, ficarão fechadas temporariamente.
A Prefeitura reforça que os foliões devem planejar seus deslocamentos com antecedência, acompanhar as informações pelos aplicativos e respeitar as orientações dos agentes de trânsito.
Interdições e desvios
Já a partir deste sábado, 31, começam a acontecer os blocos com fechamentos em vias públicas. Na região central serão dois circuitos principais, assim como no ano passado.
Fonte: Rádio Catedral FM
Foto: Divulgação/PJF