Vias serão interditadas e haverá alteração de trajeto de mais de 150 linhas de ônibus para a realização de desfiles e blocos no Centro
Juiz de Fora terá alterações no trânsito e um esquema especial de transporte público a partir deste sábado (7) até a próxima-sexta-feira (13) por conta da programação do carnaval 2026. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o objetivo é garantir tanto a segurança dos foliões, quanto a fluidez do trânsito em toda a cidade.
Para isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) afirma que irá operar com tecnologias para compartilhar informações, como painéis de mensagens viárias que indicam interdições e rotas alternativas e alertas em tempo real exibidos nos aplicativos Waze e Cittamobi para os condutores e usuários dos ônibus. Os agentes de transporte e trânsito estarão nas ruas executando os desvios, posicionando as sinalizações e organizando o fluxo viário. A equipe também irá acompanhar a situação do trânsito por meio das câmeras da Central de Monitoramento da SMU.
Confira as alterações no trânsito
Circuito Júlio Guedes
O circuito ocupa a Avenida Francisco Bernardino, do Viaduto Roza Cabinda até a Praça da Estação. Durante os desfiles:
- a avenida e seus acessos terão trânsito interrompido;
- motoristas devem usar rotas alternativas, como as avenidas Brasil e Barão do Rio Branco;
- pontos de ônibus da via serão remanejados temporariamente.
Mais de 150 linhas terão desvios, com alterações específicas conforme o itinerário.
Pontos de ônibus alternativos
Alguns pontos deixarão de operar temporariamente. Em substituição, os embarques e desembarques ocorrerão em trechos próximos das avenidas Getúlio Vargas, Itamar Franco, Rio Branco e Brasil, conforme a linha.
Circuito Zé Kodak
O trânsito será interrompido apenas durante a passagem dos blocos nos cruzamentos das avenidas Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas com a Rua Halfeld.
A parte baixa da Rua Halfeld e a Rua Dr. Paulo de Frontin ficarão fechadas durante os desfiles. Não haverá desvios nas linhas de ônibus durante os eventos deste circuito.
Fonte: Tribuna de Minas
Foto: Pedro Moysés/Arquivo TM